A equipe da capital gaúcha - que já havia sido campeã em 2007 - foi para a final contra o Real Academia, de Alvorada, e mesmo desperdiçando inúmeras chances de gol, fez 2 a 0 ainda na primeira etapa e conquistou o 35º Torneio do América.
Domingo decisivo
Num domingo eletrizante, Real Academia e Academia do Morro tiveram trajetórias distintas até chegarem à final.
No primeiro jogo do domingo, o complemento da partida entre Real Academia e Alegria B, que não havia sido finalizada no domingo passado. Vitória do Real Academia por 2 a 0. Após isso, o 14 de Julho garantiu vaga às semifinais ao bater o Vila Farrapos por 1 a 0, o Bom Princípio bateu o Bumba La Fumenga por 1 a0 e a Academia do Morro fez 1 a 0 no Barão de Bagé.
Semifinais
Na primeira partida semifinal o Real Academia bateu o 14 de Julho nos pênaltis, após empate em 1 a 1 no tempo normal. E, em um dos melhores jogos do torneio, a Academia do Morro bateu o belo time do Bom Princípio por 1 a 0, definindo nas finais o “confronto das academias”: Real Academia e Academia do Morro.
Na disputa do 3º lugar o Bom Princípio fez valer sua qualidade e venceu o 14 de Julho por 2 a 0.
Final
Com um futebol dinâmico e imponente, a Academia do Morro bateu o Real Academia de Alvorada por 2 a 0 na grande final, gols de Titica (de pênalti) e Leandro, de cabeça.
A vantagem foi obtida logo na primeira etapa. Com muita velocidade o posse de bola a Academia do Morro aproveitava os espaços para atacar com força. Roger caiu na área e o árbitro marcou acertadamente o pênalti. Titica, o grande artilheiro, bateu e fez 1 a 0. Poucos minutos depois em um cruzamento perfeito, Leandro, de cabeça, marcou o segundo.
Na etapa final a Academia do Morro manteve o domínio da partida e atacava com perigo, sobretudo com o excelente Juninho e o experiente Xú. Infernizando a zaga adversária, com auxílio do menino Renan, o trio desperdiçou diversas chances de gol, mas nada que impedisse a festa dos grandes campeões ao fim do jogo. Após um período inativo, a Academia do Morro voltou no fim de 2009 e já comemorou os títulos da Redenção e do Torneio do América.
Escalações
Academia do Morro: Xandi; Tiago (Gustavo), Vagner, Tido e Vandão; Galo, Neguinho (Rogério, depois Everton), Roger (Bruno) e Juninho (Leandro); Coutinho (Renan) e Titica (Xu, depois Willian). Técnico: Marcelo Cupini
Real Academia: Noronha; Alex, Lando, André e Biano; Lancia, Nego (Lino), Darlei e Pinha; Emerson (Geovane) e Xandi (Jeferson). Técnico: Melão
Premiados
1º lugar: Academia do Morro
2º lugar: Real Academia
3º lugar: Bom Princípio
4º lugar: 14 de Julho
Troféu Disciplina: Academia do Morro
Melhor Torcida: Bumba La Fumenga
Destaque: Jonas (Bumba La Fumenga)
Goleador: Marcio (Sampdoria)
Goleiro menos vazado: Xandi (Academia do Morro)
Técnico campeão: Marcelo Cupini (Academia do Morro)
Academia do Morro contista o Tri-campeonato do Torneio do América
Mais informações e fotos no Link ao lado - 35º Torneio do América